terça-feira, 27 de setembro de 2011



Jesus e os cegos de nossos dias


cego

ce.goadj (lat caecu1 Que não vê. 2 Alucinado. 3 Desvairado. 4Que atua sem discernimento. 5 Entulhado, entupido, obliterado, obscuro. 6 Que não é traspassante; com abertura somente em uma extremidade ou face: Furo cego. 7 Apagado, indistinto. 8 Sem fio ou gume. 9 Que se desata com dificuldade: Nó cego. 10 Escuro, tenebroso. sm 1 Homem que não vê. 2 Intestino cego, bolso intestinal; ceco. (Dicionário Michaelis online).

E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus. Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar. Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava? Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu. Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos? Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi. João 9:1-11. (Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

O cego da passagem acima precisava de um encontro com o Senhor e o capítulo prossegue centrado nos diálogos entre Jesus, o cego, fariseus e tantos outros envolvidos que testemunharam o milagre. Este fato narrado na bíblia ocorreu há quase dois mil anos atrás, parece-nos distante, mas diante de tantos avanços, temos a impressão de que pouca coisa mudou. Os cegos (chamados atualmente de deficientes visuais), ainda estão à margem da nossa sociedade e são encontrados nas esquinas das cidades vendendo jogos da Loto, Mega Sena, em subempregos ou na informalidade como camelôs. Se isto acontece hoje em nossos dias, imagine na época de Jesus?

Na convivência com deficientes visuais, temos exemplos de pessoas que casaram, cuidaram muito bem de seus filhos e hoje tem a honra de verem os seus netos crescendo. Outros se realizaram profissionalmente, atuando em empresas ou passaram em concursos concorridos. E tantos outros estão cursando faculdade ou são profissionais formados.

Muitas pessoas associam a cegueira à invalidez, um conceito totalmente errado e contrário à bíblia. Esquecem que eles são como nós, que erram e acertam, tem projetos de vida, sonhos e desejos.

O Senhor é maravilhoso, Ele não somente se importou com a necessidade daquele cego, mas com a pessoa que ali estava. A cura física foi apenas um meio de se aproximar daquele homem, de conhecer seus problemas e dificuldades que não se resumiam na falta de visão. Certamente ele vivenciava diariamente a invisibilidade social, a inferioridade, a baixa auto-estima, muitas críticas e também a rejeição e nós temos os sentimentos que ele. Não nos sentimos assim, quando esquecem do nosso aniversário? Ou quando uma pessoa importante nos ignora, nos trata mal ou nos decepciona?

Jesus dedicou sua atenção àquele cego e nos deixou o Seu Exemplo no texto bíblico não para vermos como uma metáfora, mas para fazermos igual ou até mesmo melhor.

A necessidade do deficiente visual não é apenas uma ajuda financeira ou educacional, mas amparo físico, emocional e principalmente espiritual. Esta é a proposta do Ministério Siloé, uma visão dada não para alguns ou para um grupo, mas para toda a Igreja, para todo o Corpo de Cristo. Não seja um cego espiritual.

E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos. E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos? João 9:39-40

Em Cristo,

Ministério Siloé.

Nenhum comentário: