terça-feira, 27 de setembro de 2011


FIDELIDADE
s.f. Exatidão em cumprir suas obrigações, em executar suas promessas: jurar fidelidade. / Afeição e lealdade constante: fidelidade de um amigo. / Obrigação recíproca dos esposos de não cometer adultério. / Exatidão, semelhança: fidelidade de uma narração. / Lealdade; probidade.

Lc 15. 16-17: E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que {me} pertence. E ele repartiu por eles a fazenda. E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente.

Ao refletir sobre o que seria a fidelidade, acabei chegando a uma conclusão que talvez não seja somente minha, mas da maioria das pessoas. Sempre que esta palavra vem a minha mente, associo-a automaticamente ao casamento, o que é errado e contraditório, pois é citada na bíblia como uma das características de Deus: Saberás, pois, que o SENHOR teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e guardam os seus mandamentos. Dt. 7.9. Isso demonstra que não devemos viver a fidelidade somente no casamento, mas principalmente fora dele, diariamente em nossa vida.
O personagem da parábola citada por Jesus (no início do texto), é do filho mais novo de certo homem, que decide pedir ao seu pai, sua parte na herança, gastando-a de maneira impulsiva e irresponsável. O filho não se importava com o pai, desejava-lhe a morte, estando mais interessado no retorno financeiro, do que no relacionamento existente entre os dois. A herança só é concedida aos herdeiros, após a morte do dono dos bens, o que reforça ainda mais esta visão de descaso e negligência do filho em relação ao pai. Quantas vezes não somos assim com Deus, quando em nossas orações e campanhas, buscamos mais as bênçãos, do que o próprio Deus. Barganhamos com nosso Pai, buscando através de uma comunhão interesseira, falsa e nojenta, receber o melhor desta terra, e quando abençoados seguimos o nosso caminho esquecendo Daquele que nos Criou e nos ama.
O pai poderia abandonar o filho, quando este volta pedindo-lhe ajuda, mas ele opta por esquecer o passado, aceitando-o novamente. O filho conhecia o caráter do pai e sabia que ele nunca lhe viraria as costas, seria sempre perdoado e aceito. A simples lembrança do carinho, da fidelidade e calor da casa paterna o constrangeu a se arrepender, retornar e não mais cometer o mesmo erro. Assim devemos ser nós com o nosso Criador, que hoje podemos chamar de Pai. 


Pai,

Que a cada dia, o meu coração seja grato pelo teu amor, constrangido por tanta ternura e compaixão. Ensina-me os teus caminhos. Capacita-me a aprender com os meus erros, mas ajuda-me também a acertar, andando de acordo com a Tua Palavra. Se desviar, que o Senhor me encontre no caminho, me fazendo retornar a Tua Casa, onde encontro carinho, amor e descanso. Ensina-me a viver a FIDELIDADE diariamente, em todas as áreas da minha vida: espiritual, pessoal, familiar, amorosa e tantas outras que o Senhor sabe que preciso ser fiel.

Em nome de Jesus, 

Nenhum comentário: