sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Humildade



Humildade

s.f. Ausência completa de orgulho. / Rebaixamento voluntário por um sentimento de fraqueza ou respeito: praticar a humildade. / Modéstia, pobreza: apresentou-se na humildade de seu trajo. // Com toda a humildade, tão humildemente quanto possível.



Ser humilde não é ser pobre.



A humildade muitas vezes é associada à pobreza, pois todos que possuem esta característica são simples, se identificando com os fracos, indefesos e necessitados. Posso colocar aqui, que estou longe de ser humilde, pois ela está entrelaçada a vários fatores como empatia, sinceridade, sensibilidade, capacidade de reconhecer o erro, e nestes quesitos estou começando a caminhar, aprendendo a cada dia com meus erros e acertos.


Quando alguém diz: “eu sou humilde, sou simples”, corra dele, pode desconfiar. Esta pessoa na realidade, esconde um orgulho tão grande que você corre o risco de ser engolido por ele. Possuindo um ego tão inflado, esta pessoa precisa afirmar suas qualidades, seus dons e o seu Chamado, para que possam admirá-lo, desejando sua falsa santidade.


Tenho vergonha de admitir quantas vezes fui prepotente e orgulhoso com meus pais e irmãos, onde os ridicularizei e os tratei mal pelo puro prazer de vê-los magoados. Deveria ter renunciado à minha vontade, não procurando nas agressões verbais e físicas a solução para os meus problemas, mas preferi agir de maneira errada. Você também é assim, age assim? Busque seguir o exemplo de Jesus, o nosso modelo de humildade: Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz (Fp 2.7-8).


Se condoer com a dor do outro, ouvir alguém sem julgar, ver sem criticar, estar pronto para socorrer aquele que está precisando de ajuda, são frutos dessa caraterística divina, revelada através de Jesus Cristo. Quantos abraços, momentos preciosos de alegria não perdemos quando optamos por seguir a nossa vontade, deixando o nosso próximo de lado.

Como compreendermos a humildade? Através de obras de caridade, dando esmolas e fundando uma ONG em um favela ou comunidade carente. Não. Somente à luz da palavra de Deus é que conheceremos e viveremos o real significado desta palavra.




Pai,



Tu nos ensinou através de Jesus o que é ser humilde, portanto, ensina-nos a sermos semelhantes a Ti, nos esvaziando de nosso orgulho, de nossa prepotência, para que alcancemos os perdidos e aqueles que realmente precisam de ajuda.
Que eu possa ver no meu semelhante a minha imagem e que quando ele olhar para mim, que ele veja a Tua Face em mim.
Levanta-nos Senhor como um povo humilde no meio da Igreja.



Em nome de Jesus,



Amém.




Nenhum comentário: