Charles Swindoll
Extraído deste livro |
Vinte anos se passaram entre 2 Samuel 3 e 13. O reino de Davi cresceu e os amigos que se mantiveram fiéis a ele durante seus humildes dias no deserto começaram a colher as recompensas de sua devoção. A Bíblia os chama de “os trinta,” como você pode se lembrar no nosso primeiro capítulo. Eliam deu sua linda filha em casamento a Urias, um companheiro desta elite “ grupo de irmãos.” E Davi deu a Urias uma propriedade logo atrás do palácio. Deu também ao pai de Eliam, uma importante função como conselheiro chefe – secretário de estado de seu gabinete real. Seu nome era Aitofel (Mais um nome para ser lembrado.)
Durante esses vinte anos, Davi se manteve excepcionalmente ocupado. Ele derrotou os filisteus, Conquistando Moabe, Edom, Amon, e Aram. Ele também destruiu vários fortes exércitos invasores. E quando Davi não estava conquistando ou construindo, estava perdido nos infinitos assuntos do estado. Muito do seu tempo era gasto numa sala de conselho secreto tomando decisões a respeito da guerra , diplomacia, construção, impostos e administração. O restante do tempo era gasto em viagens, desfiles, fazendo discursos, e fazendo aparições em um local após o outro. Tinha muitas esposas e filhos demais, para ter alguma influência neles – a não ser por acidente. Ele ajudou a conceber muitos filhos, mas não ajudou a criar nenhum deles.
Para dar uma idéia mais específica de quantas esposas e filhos estamos falando, desenvolvi um gráfico, que está na próxima página. Contei oito esposas que sabemos o nome, várias esposas que não sabemos o nome que lhe deram filhos, e pelo menos dez concubinas. As esposas cujos nomes sabemos lhe deram pelo menos um filho cada uma, apesar de Mical não ter tido filhos. Ela tinha o temperamento de seu pai (Rei Saul), que pode explicar o fato de ter se mantido estéril. (2 Samuel 6.20-23).
Durante uma calmaria não característica na vida de Davi, quando o rei estaria em guerra, ele viu Bate-Seba, a linda mulher de Urias, banhando-se no quintal da propriedade que ele havia dado a seu amigo de muitos anos. Sua ociosidade e sua luxúria fizeram uma má combinação. Enquanto Urias lutava contra o inimigo, Davi cometeu adultério com a esposa dele. E quando ela engravidou, Davi acabou por mandar assassinar seu leal amigo para esconder seu pecado. Logo que Bate-Seba terminou seu luto, ele a fez sua esposa. As Escrituras dizem, “Mas o que Davi fez desagradou ao Senhor.(1 Samuel 11.27). O Senhor no final rompeu o silencio e declarou o julgamento de Davi:
11 “Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia. 12 Você fez isso às escondidas, mas eu o farei diante de todo o Israel, em plena luz do dia’ ”. 1 Samuel 12.11-12)
Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário